Muito importante para o Brasil: Reunião do G20 vai ocorrer no mês de junho em São Luís; Confira as datas e a temática

São Luís já tem data para receber a reunião do G20 – Grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia – que vai percorrer boa parte do país e nas cidades Atlanta, Washington e Nova York (EUA), Genebra (Suíça) e Bruxelas (Bélgica). Na capital maranhense, o encontro vai ocorrer entre os 11 e 13 de junho, terá como temática Economia Digital e será organizada pelo Ministério das Comunicações, comandada por Juscelino Filho (União).

Em São Luís, o encontro faz parte da Trilha de Sherpas comandada por emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho. O sherpa indicado pelo governo brasileiro é o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty.

Os Sherpas são uma etnia da região montanhosa do Nepal, que em linguagem tibetana significa “povo do leste”. São eles que guiam os alpinistas que almejam chegar ao topo do Monte Everest. Sem suas habilidades, seria quase impossível chegar ao cume da montanha. No G20, os sherpas são os líderes de cada país que encaminham as discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado e de Governo.

Em datas coincidentes ou próximas, outras três reuniões vão ocorrer de forma simultânea. Em Recife ocorre de 11 a 12 com a temática Agricultura e organização do Ministério da Pesca e Agricultura; em Porto Alegre de 12 a 14 com a temática Cultura e organização do Ministério da Cultura e em Fortaleza entre 10 a 12 com a temática Arquitetura Financeira Internacional sob organização do Ministério da Fazenda e do Banco Central Brasileiro.

Além das citadas, Brasília receberá 33 encontros, Rio de Janeiro outras 22, Fortaleza um total de 7, Salvador 6, São Paulo 4, Foz do Iguaçu e Belém 3 cada uma, Manaus e Maceió duas cada uma e Teresina, Belo Horizonte e Porto Alegre, uma reunião em cada cidade.

A reunião com a presença dos chefes de estado e de governo vai ocorrer entre os dias 19 e 20 de novembro no Rio de Janeiro.

Nesse site utilizamos cookies para nossa análise e com isso oferecer melhorias em sua experiência de uso e navegação. Você concorda? SIM Leia Mais