O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), por meio de seus advogados, entrou com uma petição requerendo 15% do valor que será pago a cada professor referente ao rateio dos créditos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).

Segundo apurou O INFORMANTE, alguns escritórios de advocacia peticionaram nos autos para que o relator reconheça a legitimidade de contratação feita em 2022 para que os professores recebam os 60% dos precatórios de forma integral. Com isso, o sindicato teria direito a 15% de honorários sobre os 60% dos professores (ou seja, 9% do valor total, ou cerca de R$ 387 milhões) a serem retidos exatamente desse percentual.

Foi por essa razão que o Sinproesemma se recusou a entrar com a reclamação do valor a ser pago aos docentes. Agora, os professores correm o risco de terem 15% dos seus abonos confiscados para os advogados do sindicato que cobram seus honorários.