A condição do transporte público na Região Metropolitana de São Luís tem gerado muitas reclamações da população que, diariamente, enfrenta problemas para se deslocarem até seus compromissos. As principais falhas apontadas pelos usuários são ônibus que param no meio da viagem após sofrerem pane no sistema, tempo de espera muito longo, falta de higiene e conservação dos veículos, e falta de acessibilidade.

Morador do bairro Nova Terra, em São José de Ribamar há 10 anos, Francisco Mendes, de 72 anos, contou ao portal Difusora News que a comunidade sofre com vários problemas relacionados aos ônibus que atendem os moradores. Segundo ele, durante a semana, o tempo entre um veículo e outro varia entre 30 a 40 minutos e, no fim de semana, a demora para embarcar chega a ultrapassar uma hora e meia.

Além do longo tempo de espera, os moradores do bairro Nova Terra reclamam ainda da falta de acessibilidade e da conservação dos ônibus. “O único ônibus que tem elevador pra cadeirante ainda não funciona. Todas às vezes que é pra colocar alguém no veículo tem que ser com a ajuda de outros passageiros”, conta seu Francisco.

“Além disso, os carros não tem nenhuma conservação. Agora estão sendo lavados por fora por causa das chuvas, mas por dentro são todos sujos e com mau cheiro”, completou.

Em resposta à reclamação dos moradores do bairro Nova Terra, a A Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informou que orienta os moradores da região a realizarem a denúncia por meio da Ouvidoria da MOB, no site www.ouvidorias.ma.gov, informando detalhes como o código dos veículos, número das linhas, horários e locais.

Dessa forma, segundo a MOB, a equipe da Agência poderá ir até o local para averiguar a situação e buscar a resolução do problema apresentado, bem como realizar os procedimentos de punição caso haja alguma irregularidade.