Imperatriz promoverá o 1º Seminário Municipal de Saneamento e Meio Ambiente

​​​​​​​Evento será realizado na sexta-feira (22), das 8h às 18h, no auditório do IFMA

Com o tema “Avanços e Desafios”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), promove na próxima sexta-feira (22), o 1º Seminário Municipal de Saneamento e Meio Ambiente. O evento será realizado das 8h às 18h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Imperatriz, na Av. Newton Bello, s/n – Vila Maria, grande Santa Rita.

“O encontro será uma ótima oportunidade para que a sociedade se envolva com as discussões relacionadas aos setores de saneamento básico e meio ambiente. Na oportunidade serão abordadas pautas que visam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e da prestação de serviço de qualidade na área de saneamento. A degradação ambiental e danos a saúde da população são alguns dos impactos mais visíveis que a falta de saneamento básico pode causar. Também teremos apresentação do resultado da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. Por isso convidamos a sociedade imperatrizense a participar desse importante seminário”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Por volta das 8h, será realizada a solenidade de abertura do seminário, em seguida ocorre o lançamento da revista em quadrinhos “SOS Riacho Cacau”, produzida pelo estudante Ulisses Brandão, aluno da Escola Municipal Pirangi, e logo depois palestras com o professo doutor, Marcelo Francisco da Silva, que trará sua expertise em biologia para discorrer sobre a importância do saneamento para a saúde pública, e o professor doutor, Bruno Lúcio Meneses Nascimento, que abordará a influência da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE) no município.

No período da tarde, as palestras continuam com destaque para temas como drenagem pluvial urbana, esgotamento sanitário e alternativas sustentáveis. O evento se encerrará com apresentação do resultado da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, conduzida por especialistas renomados na área. Não perca a oportunidade de participar desse encontro enriquecedor! Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

  • – 8h – SOLENIDADE DE ABERTURA
  • – 8h30 – Lançamento da Revista em Quadrinhos “SOS Riacho Cacau” do estudante, Ulisses Brandão, aluno da Escola Municipal Pirangi.
  • – 9h – 1ª Palestra: SANEAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE PÚBLICA.
  • Palestrante: Professor Doutor Marcelo Francisco Da Silva, Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Graduado em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
  • – 10h– INTERVALO
  • – 10h30 – 2ª Palestra: A INFLUÊNCIA DA USINA HIDRELÉTRICA ESTREITO NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ.
  • Palestrante: Professor Doutor Bruno Lúcio Meneses Nascimento, Doutor em Engenharia Civil com ênfase em Saneamento Ambiental, Mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em orientação educacional e Graduado em ciências licenciatura com habilitação em biologia.

TARDE

  • – 14h – 3ª Palestra: DRENAGEM PLUVIAL URBANA MUNICIPAL.
  • Palestrante: Carlos Elpídeo Lago Cunha, Engenheiro Civil, lotado na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e Demosthenes Sousa Lima, Engenheiro Civil, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh).
  • – 15h – 4ª Palestra: ESGOTAMENTO SANITÁRIO: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS
  • Palestrante: Professora Doutora, Aichely Rodrigues da Silva, Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
  • – 16h INTERVALO
  • – 16h30 – APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DO PLANO MUNICIPAL DE
  • SANEAMENTO BÁSICO
  • Palestrantes: Indri Santos Silva, Mestre em ciências ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Leonardo da Vincie, Graduada em engenharia ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Welton Silva Cardoso, Mestrando em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Graduado em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), ambos servidores municipais lotados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh).

Nesse site utilizamos cookies para nossa análise e com isso oferecer melhorias em sua experiência de uso e navegação. Você concorda? SIM Leia Mais