DPE lança campanha de combate à violência contra a pessoa idosa no Maranhão

O lançamento da campanha ocorreu em solenidade virtual transmitida pelo canal da DPE/MA no YouTube

O mês de junho é dedicado à conscientização e ao combate à violência contra as pessoas idosas. No Maranhão, a Defensoria Pública do Estado, em conjunto com outros órgãos da rede de proteção, lançou oficialmente mais uma campanha que visa combater todo tipo de violência praticada contra pessoas idosas e transformar esse cenário, tão grave e preocupante.

O lançamento da campanha ocorreu em solenidade virtual transmitida pelo canal da DPE/MA no YouTube. Unida, toda a rede de proteção ao idoso no estado participou do lançamento, buscando superar os desafios impostos pela pandemia, que tanto tem agravado a situação de quem vive em situação de violência, muitas vezes, dentro da própria casa.

Campanha

Com o tema “Idoso empoderado diz NÃO à violência”, durante este mês, a DPE irá realizar, por meio do CIAPVI (Centro Integrado de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa), uma série de ações e atividades com a proposta de empoderar as pessoas idosas e mostrar que a violência sofrida por muitas delas é uma grave questão social, que precisa ser combatida por todos.

“A nossa instituição leva muito a sério o trabalho de prevenção à violência contra os idosos, e não medirá esforços para cumprir a missão de proteger e defender quem mais precisa”, enfatizou durante sua fala o defensor público-geral, Alberto Bastos, que aproveitou a ocasião para anunciar novidades nessa atuação.

Dentre as ações anunciadas pelo defensor-geral, destaque para a nomeação de mais um defensor para atuar no núcleo de defesa do idoso; a estruturação do trabalho dos defensores, com a inclusão de estagiários de pós-graduação na assistência jurídica; a garantia de um novo espaço de atendimento para o núcleo especializado e para o CIAPVI, no bairro do Renascença, em São Luís; a recente conquista de uma emenda parlamentar, de autoria da deputada Mical Damasceno, para obtenção de um veículo que faça o transporte desses idosos; além da busca pelo patrocínio, junto à empresa Eneva, de um curso voltado para capacitar e qualificar cuidadores de idosos em todo o Maranhão, gerando qualidade de vida a essa população e, claro, emprego e renda também.

Fortalecimento

Também participaram da solenidade de lançamento da campanha representantes de outros órgãos e entidades que atuam em defesa da pessoa idosa o Maranhão, como a Delegacia do Idoso, o Ministério Público, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, além de entidades como os Conselhos Municipal e Estadual do Idoso; e o Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa da Pessoa Idosa (FEMADI).

Da Defensoria Pública, além do defensor-geral, também prestigiaram o lançamento da campanha o defensor titular do núcleo de defesa do idoso, Cosmo Sobral; e a diretora da Escola Superior (ESDEP), Cristiane Marques. O presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), Cristiano Santana, também participou da solenidade virtual.

Nesse site utilizamos cookies para nossa análise e com isso oferecer melhorias em sua experiência de uso e navegação. Você concorda? SIM Leia Mais