Semana de combate ao abuso e exploração sexual infantil tem início em Imperatriz

Ações serão realizadas pelas redes sociais

Entre os dia 17 e 21 de maio ocorre a Semana de combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Com o objetivo de fortalecer a luta contra esse crime, a campanha é nacional e seu dia D é na próxima terça-feira, 18 de maio. A rede de enfrentamento inclui o Centro de Referência Especializada de Assistência Social- Creas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Sedes que prepararam uma vasta programação.

Janaína Ramos, secretária da Sedes, ressalta que esta é uma das datas mais importantes na agenda do país. “Quando o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes atinge o direito e o desenvolvimento saudável das novas gerações. O tema, além de prioritário, figura entre os mais desafiantes da agenda social do país. Está na lei: criança e o adolescente são pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. É absolutamente prioritário o atendimento das suas necessidades. A família, a sociedade e o Estado são responsáveis pela garantia desses direitos. Criança nasceu pra ser amada e não abusada! Disque 100, denuncie!” incentivou.

A coordenadora do Creas, Jucilene Reis, conta com a participação de todos nessa luta. “As mobilizações em todo o país buscam conscientizar a sociedade para o enfrentamento dessa questão. Participe desse esforço. Aqui em Imperatriz esse cenário também é assustador, nossas crianças e adolescentes estão expostos. Por isso, a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social, CREAS, convocam a todos para combater essa chaga”, convocou.

Como surgiu a data?

A data foi escolhida em memória do “Caso Araceli”, crime que aconteceu em 18 de maio de 1973 e na época chocou o país. Araceli Crespo era uma garota de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo. O Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Nesse site utilizamos cookies para nossa análise e com isso oferecer melhorias em sua experiência de uso e navegação. Você concorda? SIM Leia Mais